A adolescência é uma fase aonde ocorre muitas mudanças, por causa das transformações físicas e emocionais. É o momento em que surge a curiosidade, a vontade de conhecer, de ter o poder de si mesmo. É aí que está o problema.
A curiosidade pode ser o principal fator que influencia um jovem, assim como a opinião de amigos. Ela faz buscar novos prazeres ou sensações, muitas vezes querem fugir da realidade e os efeitos das drogas proporcionam esse prazer.
A família também pode ajudar nesse aspecto de maneira boa ou ruim. Como crianças que crescem com limites, normalmente sabem o que podem e o que não podem fazer, são mais seguras. Crianças que crescem sem limites, geralmente acham que podem tudo e acabam desafiando os pais.
Conclui-se que é alarmante o número de jovens que usam drogas, mas fatores como a família(que tem o dever de ensinar sobre limites) e o esporte(que pode ajudar para quer se sintam melhor) podem reverter isso.
A curiosidade pode ser o principal fator que influencia um jovem, assim como a opinião de amigos. Ela faz buscar novos prazeres ou sensações, muitas vezes querem fugir da realidade e os efeitos das drogas proporcionam esse prazer.
A família também pode ajudar nesse aspecto de maneira boa ou ruim. Como crianças que crescem com limites, normalmente sabem o que podem e o que não podem fazer, são mais seguras. Crianças que crescem sem limites, geralmente acham que podem tudo e acabam desafiando os pais.
Conclui-se que é alarmante o número de jovens que usam drogas, mas fatores como a família(que tem o dever de ensinar sobre limites) e o esporte(que pode ajudar para quer se sintam melhor) podem reverter isso.
Para complementar seu estudo sobre o assunto vc deveria ler este artigo aqui... http://www.scielo.br/pdf/%0D/csc/v10n3/a27v10n3.pdf
ResponderExcluirAqui está um trecho... Pela força da escola e da família nessa etapa
da vida, para os pré-adolescentes e adolescentes
é fundamental que pais e educadores estejam
atentos a alguns parâmetros relacionais:
(a) uma comunicação livre e fluente com os
pais ou com adultos que lhes servem de modelo
fortalece emocionalmente o jovem; (b) e evita
o engajamento em comportamentos de risco
(Friedman, 1989; Kodjo & Klein, 2002; Tuttle,
2002); (c) elogios dos pais às conquistas dos filhos
e dos educadores a seus estudantes são o
alimento da auto-estima; (d) a colocação de
expectativas claras por parte dos pais e professores,
aliada a uma educação com autoridade,
que envolve afeto, controle e trato democrático,
favorece o desenvolvimento psicológico saudá-
vel e o sucesso escolar do adolescente (Steinberg
et al., 1989; 1992); (e) o monitoramento
das atividades dos jovens, seja por pais ou educadores,
mostra que eles estão investindo na segurança
dos jovens; (f) o compartilhamento de
valores, atitudes e crenças sobre as drogas (caso
em pauta aqui) é fundamental para o amadurecimento
das decisões e da responsabilização;
(g) conhecer os amigos e os pais dos amigos
dos filhos é crucial, uma vez que a pressão dos
pares é uma das principais influências para o
uso de drogas; (h) exigências e expectativas
quanto ao desempenho na escola funcionam
como um tipo de monitoramento e de proteção,
na medida em que se juntam ao encorajamento
de atividades em que o jovem possa ter sucesso...
Vale à pena ler mais sobre este artigo.
Bons estudos... vc pode realizar grandes coisas.
Um beijo.
Para complementar seu estudo sobre o assunto vc deveria ler este artigo aqui... http://www.scielo.br/pdf/%0D/csc/v10n3/a27v10n3.pdf
ResponderExcluirAqui está um trecho... Pela força da escola e da família nessa etapa
da vida, para os pré-adolescentes e adolescentes
é fundamental que pais e educadores estejam
atentos a alguns parâmetros relacionais:
(a) uma comunicação livre e fluente com os
pais ou com adultos que lhes servem de modelo
fortalece emocionalmente o jovem; (b) e evita
o engajamento em comportamentos de risco
(Friedman, 1989; Kodjo & Klein, 2002; Tuttle,
2002); (c) elogios dos pais às conquistas dos filhos
e dos educadores a seus estudantes são o
alimento da auto-estima; (d) a colocação de
expectativas claras por parte dos pais e professores,
aliada a uma educação com autoridade,
que envolve afeto, controle e trato democrático,
favorece o desenvolvimento psicológico saudá-
vel e o sucesso escolar do adolescente (Steinberg
et al., 1989; 1992); (e) o monitoramento
das atividades dos jovens, seja por pais ou educadores,
mostra que eles estão investindo na segurança
dos jovens; (f) o compartilhamento de
valores, atitudes e crenças sobre as drogas (caso
em pauta aqui) é fundamental para o amadurecimento
das decisões e da responsabilização;
(g) conhecer os amigos e os pais dos amigos
dos filhos é crucial, uma vez que a pressão dos
pares é uma das principais influências para o
uso de drogas; (h) exigências e expectativas
quanto ao desempenho na escola funcionam
como um tipo de monitoramento e de proteção,
na medida em que se juntam ao encorajamento
de atividades em que o jovem possa ter sucesso...
Vale à pena ler mais sobre este artigo.
Bons estudos... vc pode realizar grandes coisas.
Um beijo.